Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 18 de Abril de 2024

Conheça três curiosidades sobre aeroporto de Guarulhos

11/08/2022

foto_de_topo_aeroporto_1-jpg

Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 1985. Em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com mais de três mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. Aviões de 41 companhias aéreas voam para mais de 100 países. Confira a seguir, três curiosidades sobre o aeroporto:  

Vencedora da licitação - Desde 2012, o Aeroporto Internacional de Guarulhos passou a ter uma nova marca, a Gru Airport. O nome foi dado pela empresa que gerencia todas as suas operações. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airport Company South Africa) foi anunciado como o vencedor do leilão de concessão em Guarulhos e o assumiu no mesmo ano. O contrato vai até 2032 e tem várias obrigações. O controle acionário do aeroporto está dividido em 51% por um grupo de empresas privadas.  

Investimentos obrigatórios - A concessão permite que a GRU Airport explore financeiramente a operação do aeroporto, mas também ganhou uma série de obrigações. Ela deveria ampliar os terminais de passageiros e aumentar a pista para receber os maiores aviões do mundo. O investimento total é de seis bilhões de reais, o que deverá ser feito durante o período da concessão. Desse valor, quatro bilhões já foram aplicados em melhorias e expansão.  

Monitoramento antiterrorista – Por conta da Copa do Mundo em 2014 e da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, o Brasil se tornou um foco de terrorismo. Por isso, os funcionários receberam treinamentos para lidarem com algumas situações. Esta sala é um dos ambientes usados em momentos de crise, seja um atentado, sequestro ou acidente. Também é possível ver a “vaga sequestro”. Cada aeroporto tem uma vaga secreta para aviões que estão sendo sequestrados. O piloto estaciona no local designado e a polícia fica ciente da situação, sem que o sequestrador saiba.