Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 22 de Outubro de 2025

CEO da LATAM ressalta os impactos dos problemas em motores, que continuam mantendo aviões parados

21/10/2025

a320-latam-mro-manutencao-10-1024x683

Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group e presidente da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), fez um novo apelo aos fabricantes de motores para acelerar a busca por soluções aos problemas de durabilidade que têm afetado o setor aéreo.

Durante a coletiva de imprensa de abertura do evento Assembleia Geral Anual e Fórum de Líderes de Empresas Aéreas (ALTA AGM & Airline Leaders Forum), que está sendo realizado em Lima, Peru, com a participação do AEROIN, Alvo destacou a gravidade da situação, que mantém centenas de aeronaves fora de operação.

É uma realidade que enfrentamos em todas as frotas e, em alguns casos, ainda há desafios significativos de durabilidade dos motores”, afirmou. O executivo estimou que cerca de 600 aeronaves estão atualmente em solo em todo o mundo devido a essas falhas, um impacto relevante em um momento de recuperação pós-pandemia e de crescimento positivo nas projeções do setor, informou o Aviacionline.

O problema afeta principalmente as famílias de motores que equipam o Airbus A320neo, o Boeing 737 e os Embraer E-Jets E2, além de outras aeronaves de longo alcance. A limitação de operação tem restringido a capacidade das companhias aéreas de atender à crescente demanda de passageiros, gerando frustração entre as empresas que veem seus investimentos multimilionários parados.

Elogiando os esforços já feitos pelos fabricantes, mas reforçando a necessidade de medidas mais enérgicas, Alvo disse: “Isso acaba sendo uma questão importanteÉ uma boa oportunidade para pedir esforços intensificados. Precisamos maximizar os investimentos significativos feitos pelas companhias aéreas e manter esses aviões no ar.

Motores GTF no centro da crise

Embora o executivo tenha se referido a um problema generalizado, no caso da LATAM o foco está nos motores Pratt & Whitney PW1100G-JM, conhecidos como GTF (Geared Turbofan), que equipam parte da frota da família A320neo, além dos modelos A220 e E190-E2 em outras companhias.

Segundo dados do Cirium Fleet Analyzer, o grupo LATAM tem atualmente 14 aeronaves A320neo e 2 A321neo armazenadas. No entanto, não foi possível confirmar se todos os casos estão diretamente relacionados a falhas nos motores.

Defeitos de fabricação associados à presença de poeira metálica levaram a Pratt & Whitney e autoridades aeronáuticas a emitir diretrizes para inspeções adicionais, resultando na retirada temporária de centenas de aeronaves de serviço.

A situação impõe grande pressão sobre a cadeia de suprimentos e as oficinas de MRO (Manutenção, Reparo e Operações), que enfrentam dificuldades para lidar com o volume de motores que necessitam de revisão.

Alvo encerrou seus comentários destacando que o problema “é conhecido no setor e já há progresso”, mas reconheceu que uma solução definitiva ainda não está próxima. Até lá, as companhias aéreas continuarão enfrentando escassez de aeronaves disponíveis nos próximos meses.